• Carnaval pode impulsionar negócios e garantir mais vendas

    7 fev 2018 Comente!



    Confira as dicas do Sebrae para aproveitar as oportunidades desse período

    Valter Pontes-Secom

    O Sebrae traz dicas para os empreendedores poderem ganhar mais no Carnaval

    Nem só de folia vive o Carnaval. A festa pode ser também sinônimo de negócios para alguns empreendedores. Engana-se quem pensa que são apenas aqueles itens mais tradicionais as únicas opções para quem quer faturar durante a festa. O Sebrae chama a atenção para o fato das datas comemorativas serem, cada vez mais, usadas como estratégia para atrair clientes. Isso significa que, mesmo que um negócio não esteja em um dos ramos que tradicionalmente lucram durante o Carnaval, ainda é possível aproveitar oportunidades para realizar ações promocionais e divulgar o empreendimento.

    O primeiro passo é a busca por informação. Pesquise na internet sobre tendências para o Carnaval, veja o exemplo de outras empresas. Ideias para lucrar com a folia existem várias, mas o Sebrae destaca que é importante considerar o interesse e a necessidade do cliente ou público em potencial. Só após essa análise é que o empreendedor deve decidir em quais ações vai investir para o Carnaval.

    Confira as dicas do Sebrae para aproveitar os reflexos da folia momesca para atrair mais clientes:

    – Mudança na decoração e no layout: são recursos que podem chamar a atenção de quem passa no local, atraindo, dessa forma, novos clientes. A música da loja também pode se relacionar com o cenário, transmitindo um ambiente descontraído e festivo. Já no ambiente virtual, mudar temporariamente o layout do site também é uma forma de conquistar a clientela.

    – Giro de estoque: investir em promoções temáticas e vender itens com descontos especiais, já que as famílias têm uma grande parte do orçamento comprometida.

    – Verificação de estoque: como as vendas nessa época do ano tendem a aumentar, é importante que os estoques estejam equipados para receber uma demanda maior e, dessa forma, consigam atender pedidos feitos com antecedência pelos clientes que compram de última hora. Mas é importante frisar que promoções não precisam ser sinônimo de prejuízo. Por isso, deve-se promover itens estratégicos para a data, observando a sazonalidade. No Carnaval, produtos como biquínis, coolers, maquiagens coloridas, cadeiras de praia e bebidas alcoólicas têm grande demanda, mas, depois, podem ter a procura reduzida.

    – Design de sites: as lojas virtuais podem ser grandes aliadas dos pequenos empresários. Por meio delas é possível expor os produtos ao mercado antes de fazer um grande investimento em lojas físicas ou mesmo assumir a venda online como estratégia principal dos empreendimentos. O design é essencial nesse processo, pois um projeto cuidadoso e bem planejado é essencial para que um e-commerce funcione e traga bons resultados para a empresa.

    – Exploração de novos pontos de venda: pontos estratégicos são cruciais para o sucesso das vendas, assim como buscar orientações sobre o que é ou não permitido no comércio de produtos e alimentos nos Carnavais de rua por todo o Brasil.

    Pós-folia

    Ao final do período de qualquer data comemorativa, os empreendedores devem analisar lucros e resultados obtidos com o investimento realizado. Assim, em uma próxima campanha, muitas práticas podem ser programadas de forma mais eficiente, partindo da avaliação dos erros e acertos.

    No Carnaval e em outras épocas do ano, o segredo é investir em planejamento. Dessa forma, simples atitudes são capazes de impulsionar o negócio. Tanto as lojas físicas quanto as que trabalham com comércio eletrônico precisam se adequar e se planejar para a sazonalidade inerente à data.

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